Verificação de site do Google: nove maneiras de verificar seu site com o Search Console

 

Verificação do site Google, imagem em destaque, ilustração.
58Ações

Quer adicionar seu site ao Google Search Console ? Antes que o Google permita que você adicione seu site, visualize suas análises ou envie seu mapa do site , ele pede que você verifique a propriedade do seu site.

Basicamente, a verificação de sites do Google serve para provar que você é o proprietário do site. Portanto, você precisa concluir o processo de verificação do Google Search Console antes de gerenciar seus sites por meio das ferramentas do Google.

Felizmente, esse processo é muito simples e há uma variedade de maneiras de verificar seu site com o Google Search Console. Esta postagem cobrirá nove métodos diferentes de verificação de sites do Google, incluindo os manuais e plug-ins do WordPress.

Vamos começar!

5 métodos manuais para verificação do site do Google

Esses métodos de verificação manual de sites do Google funcionam para todos os sites, incluindo sites WordPress .

Para começar, acesse o painel do Google Search Console. A partir daqui, você pode abrir sua lista de propriedades à esquerda e clicar em Adicionar propriedade para verificar um novo site:

Adicionar uma propriedade ao Google Search Console com uma seta apontando para o botão "Adicionar propriedade".

Adicionando uma propriedade ao Google Search Console.

O Search Console solicitará que você selecione um tipo de propriedade. Você pode inserir um domínio ou um prefixo de URL. Se você inserir um nome de domínio, poderá verificar seu site via DNS . O método de prefixo de URL permite que você escolha entre quatro métodos de verificação:

Selecionar um tipo de propriedade no Search Console com a opção "Domínio" em foco.

Seleção de um tipo de propriedade no Search Console.

Qualquer uma das abordagens funciona bem quando se trata de verificação de site. No entanto, recomendamos o método de prefixo de URL porque oferece mais opções.

A seção a seguir explorará os quatro métodos de verificação que você pode usar para selecionar o tipo de propriedade de prefixo de URL . Em seguida, mostraremos como verificar seu site via DNS no final (a opção Domínio ). Vá em frente e insira a URL do seu site sob o prefixo da URL e clique em CONTINUAR .

Antes que o Google permita que você adicione seu site, visualize suas análises ou envie seu mapa do site, ele pede que você verifique a propriedade do seu site ✅ Aprenda como fazer isso com este guia 👇CLIQUE PARA TWEETAR

1. Arquivo de verificação HTML

Com esse método, você precisa fazer upload de um arquivo HTML para o diretório raiz do seu site. É simples, mas a desvantagem é que você precisará acessar o seu servidor para fazer o upload do arquivo, seja por meio de clientes FTP / SFTP ou algo como o cPanel File Manager .

Etapa 1: Baixe o arquivo de verificação

Depois de adicionar seu site ao Google Search Console, você verá uma opção para baixar um arquivo de verificação HTML na guia Método de verificação recomendado :

Uma janela mostrando a opção de baixar um arquivo de verificação do Google Search Console.

Baixe um arquivo de verificação do Google Search Console.

Clique no botão próximo a Baixar o arquivo . Salve este arquivo em um lugar de que você se lembre – você precisará dele em um minuto.

Etapa 2: fazer upload do arquivo via SFTP

Em seguida, você precisará se conectar ao seu site via FTP / SFTP . Aqui estão as instruções sobre como usar o SFTP no Kinsta .

Depois de se conectar com sucesso, carregue o arquivo que você baixou do Google para a pasta raiz do seu site (esta é a pasta que contém a pasta wp-content , wp-config.php , etc.) No Kinsta, esta pasta é nomeado público .

Depois de fazer o upload do arquivo, ele deve ter a seguinte aparência:

Um aplicativo SFTP aberto para mostrar uma transferência de arquivo com uma seta apontando para um arquivo .html de exemplo.

Faça upload do arquivo de verificação via FTP / SFTP.

Assim que o arquivo estiver na pasta raiz do seu site, volte ao Google Search Console. É hora de verificar sua propriedade.

Etapa 3: Clique no botão Verificar no Google Search Console

Depois de fazer upload do arquivo para o seu site, volte ao Google Search Console e clique no botão VERIFICAR para concluir o processo. O Google Search Console localizará o arquivo em seu servidor e verificará se você é o proprietário do site.

Você pode usar o mesmo método para verificar a Kinsta Content Delivery Network (CDN) com o Google Search Console. Verificar seu CDN no Google Search Console permitirá que o mecanismo de pesquisa rastreie e indexe suas imagens.

2. Tag HTML

Com o método de tag HTML, você precisa adicionar uma meta tag simples à seção <head> do seu site Se estiver usando o WordPress, você pode fazer isso:

  • Adicionando a tag diretamente ao arquivo header.php do seu tema filho
  • Usando um plugin para injetá-lo no cabeçalho

Mostraremos como fazer isso usando o método de plug-in, mas também está OK adicioná-lo diretamente ao seu tema, desde que você esteja usando um tema filho (se você não usar um tema filho, você perderá sua verificação de site do Google sempre que atualizar seu tema).

Etapa 1: copie a metatag

Para encontrar a metatag, você pode ir para a seção Outros métodos de verificação na interface do Google Search Console:

A janela de meta tag HTML mostrando as caixas destacadas ao redor da "tag HTML" e o código da tag resultante.

A meta tag HTML.

Use o botão COPIAR para copiar a metatag na caixa. Agora, vamos adicionar isso ao seu site WordPress.

Etapa 2: adicionar a metatag usando inserir cabeçalhos e rodapés

Em seguida, você pode instalar o plug-in gratuito Inserir cabeçalhos e rodapés em seu site. Navegue até Configurações > Inserir cabeçalhos e rodapés e cole a metatag na caixa Scripts no cabeçalho :

A opção do WordPress para adicionar uma meta tag HTML ao plug-in Inserir cabeçalhos e rodapés, com uma seta apontando para a opção de menu.

Adicione a meta tag HTML ao plug-in Inserir cabeçalhos e rodapés.

Clique em Salvar para salvar as alterações no cabeçalho do seu site e pronto. Você também pode adicionar a metatag manualmente , mas recomendamos a abordagem de plug-in se não se sentir confortável para editar os arquivos principais do WordPress.

Para finalizar o processo, volte para a interface do Google Search Console e clique no botão VERIFICAR . Se você adicionou o código ao seu site, o Google Search Console seria capaz de identificá-lo.

3. Google Analytics

Se você já tem o código de rastreamento assíncrono do Google Analytics instalado em seu site , pode verificar facilmente seu site usando o Google Analytics. Esse processo se resume em duas etapas simples:

  1. Selecione Google Analytics em Outros métodos de verificação .
  2. Clique em VERIFICAR .

A tela de verificação da conta do Google Analytics com uma caixa de destaque ao redor do botão "Verificar".

Tela de verificação de conta do Google Analytics.

Se você adicionou o Google Analytics ao WordPress usando um plugin, o código de rastreamento deve estar na sua página inicial. Isso significa que você pode seguir em frente e usar esse método.

4. Gerenciador de tags do Google

Assim como o Google Analytics, se você já usa o Gerenciador de tags do Google , pode verificar seu site com apenas um clique. Você precisará ter o snippet de contêiner do Gerenciador de tags do Google ativo em seu site.

Novamente, não há nenhum processo profundo ou envolvido necessário. Aqui está tudo o que você precisa fazer:

  1. Selecione Gerenciador de tags do Google em Outros métodos de verificação .
  2. Clique em VERIFICAR .

A tela para verificar sua conta do Gerenciador de tags do Google com o botão "Verificar" destacado por uma caixa.

A tela para verificar sua conta do Gerenciador de tags do Google.

Se você estiver usando o Gerenciador de tags do Google , este método permitirá que você verifique seu site no Search Console quase imediatamente.

Quer saber como aumentamos nosso tráfego em mais de 1000%?

Junte-se a mais de 20.000 pessoas que recebem nosso boletim informativo semanal com dicas privilegiadas do WordPress!

Inscreva-se agora

5. Verificação de DNS

Se quiser verificar seu site usando o método de domínio , você precisará adicionar um registro TXT à configuração de DNS do seu domínio. Esta é a aparência dessa janela de verificação:

Registro TXT destacado para verificação de propriedade via DNS

Modal de verificação de DNS do Google

Se estiver usando Kinsta DNS, você pode adicionar esse registro TXT diretamente do painel do MyKinsta .

Primeiro, clique na opção Kinsta DNS . Em seguida, selecione Gerenciar para o site que deseja verificar com o Google Search Console:

A opção Kinsta DNS do painel MyKinsta com uma seta apontando para o botão "Gerenciar".

A opção Kinsta DNS do painel MyKinsta.

Em seguida, você pode clicar em Add DNS Record e selecionar a opção TXT em Type . Adicione seu registro TXT do Google Search Console em Conteúdo :

A janela para adicionar um registro TXT através do MyKinsta com uma seta apontando para o botão "Adicionar registro DNS".

Adicione o registro TXT no Kinsta.

Lembre-se de que esse processo varia de acordo com o provedor de domínio que você está usando. Se você deseja transferir seu nome de domínio para Kinsta para gerenciá-lo usando nosso DNS, você pode seguir estas instruções .

4 plug-ins do WordPress para ajudar na verificação de sites do Google

Se você estiver usando um plugin de SEO para WordPress , há uma boa chance de que o plugin de sua escolha ofereça uma ferramenta fácil para ajudar na verificação de sites do Google. Mostraremos como fazer isso com as três ferramentas populares de SEO do WordPress e um plugin diretamente do Google.

6. Yoast SEO

Para concluir o processo de verificação do Google Search Console com Yoast SEO , você pode começar indo para SEO > Geral em seu painel do WordPress e selecionando a guia Ferramentas do webmaster .

Em seguida, encontre o campo do código de verificação do Google e adicione o código que você pode obter no Google Search Console:

Verificação de sites do Google no Yoast SEO no WordPress com uma caixa de destaque ao redor do rótulo do formulário "Código de verificação do Google".

Verificação de sites do Google no Yoast SEO.

Para encontrar o código de verificação do Google Search Console, você pode seguir estas três etapas:

  1. Navegue até a seção Outros métodos de verificação na interface do Google Search Console.
  2. Selecione a opção de tag HTML .
  3. Copie a tag inteira. O Yoast SEO removerá automaticamente os detalhes extras, deixando apenas o código.

A janela para localizar sua tag HTML para seu código de verificação do Google.

Onde encontrar o código de verificação do Google.

Agora você pode adicionar o código à página de configurações do Yoast SEO e salvar as alterações. Volte para a guia da tag HTML no Google Search Console e clique no botão VERIFICAR .

A velocidade do seu site é outro elemento crítico para uma alta classificação no Google SERPs? Otimize e turbine seu site agora. Experimente o Kinsta gratuitamente !

7. SEOPress

Para verificar seu site no Google Search Console com o plugin SEOPpress , vá para a seção SEOPress> Avançado em seu painel do WordPress. Aqui, role para baixo para encontrar a entrada de verificação de pesquisa do Google .

As configurações avançadas do SEOPress simplificam o processo de verificação do site do Google.

SEOPress simplifica o processo de verificação de sites do Google.

Você precisa inserir sua meta tag HTML de verificação de site do Google aqui. Vai ser algo como isto: <meta name="google-site-verification" content="......." />Adicione sua meta tag de verificação de site e salve as alterações.

Discutimos como obter essa metatag para o seu site (ou “propriedade”, como o Google a chama) na seção Tag HTML acima.

Agora, o plug-in adicionará automaticamente essa tag HTML a todas as páginas do seu site.

Por fim, clique no botão VERIFICAR na seção da tag HTML no Google Search Console.

8. Rank Math SEO

Se estiver usando o plugin Rank Math SEO , você pode verificar seu site no Google Search Console acessando Rank Math > Configurações gerais > Ferramentas do webmaster em seu painel. Aqui, você verá um campo que diz Google Search Console , que é para onde seu código de verificação do Search Console vai:

Adicionando o código de verificação do Search Console ao Rank Math com uma caixa de destaque ao redor de onde a entrada deve ser colocada.

Adicionando o código de verificação do Search Console ao Rank Math.

Para encontrar esse código de verificação, você pode seguir as instruções exatas como em outros plug-ins de SEO do WordPress. Navegue até a seção Outros métodos de verificação na interface do Google Search Console e selecione a opção de tag HTML . Depois de copiar a tag inteira, o Rank Math identificará automaticamente o código de verificação.

Em seguida, volte ao Google Search Console e clique no botão VERIFICAR sob a tag HTML. O Search Console deve reconhecer seu site agora.

9. Site Kit do Google

plugin Site Kit by Google permite que você conecte seu site WordPress aos serviços do Google com apenas alguns cliques. É um plugin oficial e você pode usá-lo gratuitamente.

Depois de instalar e ativar o plug-in, navegue até Site Kit > Dashboard em seu painel e selecione a opção SIGN IN WITH GOOGLE :

Login com o Google por meio do plug-in Site Kit.

Login com o Google por meio do plug-in Site Kit.

O Google solicitará que você verifique a propriedade do site e conecte-o ao Search Console. Para continuar, clique em Sign in with Google mais uma vez:

A tela de boas-vindas do assistente de configuração do Site Kit que diz

O assistente de configuração do Site Kit.

Se você tiver várias contas do Google , poderá escolher qual deseja usar para a conta do Search Console conectada ao seu site. O Google solicitará que você confirme se está confortável com o Site Kit tendo acesso aos seguintes tipos de dados:

Uma lista de requisitos de permissão do Site Kit com opções para "Permitir" ou "Cancelar".

Uma visão geral das permissões do Site Kit.

Depois de clicar em Permitir , o Site Kit solicitará que você confirme a propriedade do site para o Google Search Console. O Site Kit faz isso adicionando um pouco de código HTML ao seu site. Tudo o que você precisa fazer é selecionar Continuar:

A opção de habilitar o Site Kit para verificar se você é o proprietário do seu site com uma seta apontando para o botão "Continuar".

Habilite o Site Kit para verificar se você é o proprietário do seu site.

Continuando, o Site Kit pedirá permissão para acessar os dados de sua conta do Google e exibi-los em seu painel. Clique no botão Permitir mais uma vez. Em seguida, você verá uma mensagem de sucesso informando que seu site foi verificado no Google Search Console:

Uma mensagem de sucesso de configuração do Site Kit dizendo

Uma mensagem de sucesso de configuração do Site Kit.

Ao retornar ao painel do Site Kit no WordPress, você verá que ele está conectado ao Google Search Console. Um novo Site Kit > guia Search Console aparecerá em seu painel , dando a você acesso aos dados de seu site.

Qual método você deve usar?

Adicionar um site ao Google Search Console leva apenas alguns segundos. No entanto, ajudaria se você verificasse que é o proprietário do site, o que pode variar em complexidade dependendo do método de verificação escolhido.

Se estiver usando o Google Analytics ou o Gerenciador de tags, você já tem algum código do Google em seu site. O Google Search Console deve identificar esse código e verificar seu site sem a necessidade de adicionar mais nada a ele. Como alternativa, você pode adicionar um arquivo HTML, incluir uma tag ou usar a verificação DNS (a melhor abordagem se você não quiser adicionar mais código ao seu site).

Finalmente, se você estiver usando um plugin de SEO para WordPress , as opções mais populares incluem recursos de verificação do Google Search Console. Isso o ajudará a verificar o seu site. Tudo que você precisa fazer é inserir um código de verificação.

Pronto para assumir o processo de verificação do Google Search Console? 👀 Comece aqui ⬇️CLIQUE PARA TWEETAR

Resumo

Parabéns! Agora você sabe tudo o que precisa para começar a verificar o site do Google.

Lembre-se de que o Google verificará periodicamente a verificação do seu site. Não importa qual método você escolha, é essencial deixar esse método em vigor – você não pode removê-lo após a confirmação.

Agora é hora de começar a dimensionar o tráfego do seu site .

Você tem alguma outra pergunta sobre o processo de verificação do Google Search Console? Deixe um comentário e tentaremos ajudar!


Economize tempo, custos e maximize o desempenho do site com:

  • Ajuda instantânea de especialistas em hospedagem do WordPress, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Integração Cloudflare Enterprise.
  • Alcance de público global com 28 data centers em todo o mundo.
  • Otimização com nosso monitoramento de desempenho de aplicativos integrado.

Tudo isso e muito mais, em um único plano, sem contratos de longo prazo, migrações assistidas e garantia de devolução do dinheiro em 30 dias. Confira nossos planos ou fale com o departamento de vendas para encontrar o plano certo para você.


Leave a Comment