Como fazer backup e restaurar seu site WordPress com UpdraftPlus

Como fazer backup e restaurar seu site WordPress com UpdraftPlus
Como fazer backup e restaurar seu site WordPress com UpdraftPlus


Os backups são a primeira camada de segurança para qualquer site WordPress. Além de ter backups automatizados, você também precisa ter uma maneira fácil de restaurar o backup, se necessário. Neste artigo, mostraremos como fazer backup e restaurar facilmente seu site WordPress com UpdraftPlus .

UpdraftPlus

Por que você precisa de uma solução de backup e restauração para WordPress?

A pesquisa mostra que a perda de dados e o tempo de inatividade custam US $ 1,7 trilhão a cada ano para a economia global.

Todos os sites na Internet são vulneráveis ​​à perda de dados e ameaças à segurança. Como proprietário de um site, estes são alguns cenários comuns em que você pode perder seus dados:

Seu site pode ser hackeado e os hackers podem destruir seus dados.

Seu provedor de hospedagem pode perder seus dados

Seu anfitrião se reserva o direito de encerrar sua conta e excluir todos os seus dados.

Existem muitos outros cenários em que você pode acabar perdendo seu site e todos os dados valiosos criados ao longo dos anos.

A melhor maneira de se proteger contra essas ameaças é fazer backups regulares do seu site WordPress.

O WordPress não vem com uma solução de backup embutida. No entanto, existem vários ótimos plug-ins de backup do WordPress que permitem que você faça backup e restaure automaticamente o seu site WordPress.

UpdraftPlus é um dos melhores plug-ins de backup do WordPress. Ele permite que você configure agendamentos de backup automáticos. Também o ajudará a restaurar seu site WordPress caso algo de ruim aconteça.

Dito isso, vamos dar uma olhada em como fazer backup e restaurar facilmente seu site WordPress com UpdraftPlus.

Criação de backup do WordPress com UpdraftPlus

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin UpdraftPlus . Para obter mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin do WordPress .

Após a ativação, você precisa visitar a página Configurações »Backups do UpdraftPlus para definir as configurações do plugin.

Página de configurações UpdraftPlus

Agora você precisa clicar na guia de configurações.

É aqui que você configura um agendamento de backup automático e um local remoto para armazenar seus backups.

Configurações do UpdraftPlus

Primeiro você precisa escolher uma programação de backup para seus arquivos. Os arquivos incluem seus temas WordPress, plug-ins, imagens e outros uploads.

Depois disso, você precisa selecionar um agendamento de backup para seu banco de dados WordPress. WordPress é um software baseado em banco de dados. Todas as suas postagens e páginas , comentários, configurações do site, são armazenados no banco de dados.

Sua programação de backup deve se basear na frequência com que você adiciona novo conteúdo ao seu site.

Por exemplo, se você adicionar duas postagens de blog a cada semana, poderá selecionar um backup quinzenal de arquivos e um backup semanal do banco de dados.

Em seguida, você precisa escolher onde armazenar seus arquivos de backup.

Não é uma boa ideia salvar seus backups no mesmo local do seu site. Perder seu site, significa que você também perderá o acesso aos seus arquivos de backup.

É por isso que você precisa escolher um serviço de armazenamento remoto em nuvem para armazenar seus backups.

UpdraftPlus permite que você salve seus backups em vários serviços de armazenamento em nuvem, incluindo Dropbox, Google Drive, Microsoft OneDrive e muitos outros. Você também pode enviar seus backups para um endereço de e-mail.

Basta clicar em um serviço remoto para selecioná-lo e você verá as instruções de configuração abaixo.

Por causa deste tutorial, mostraremos como usar o Dropbox como seu serviço de armazenamento de backup 

remoto com UpdraftPlus.

Vamos prosseguir e clicar no Dropbox para selecioná-lo e, em seguida, rolar para baixo até o final da página e clicar no botão Salvar alterações.

UpdraftPlus salvará suas configurações. No entanto, você ainda precisa dar ao UpdraftPlus acesso à sua conta do Dropbox.

Role para baixo até as instruções de configuração de armazenamento remoto e clique no link ao lado da opção ‘Autenticar com Dropbox’.

Configurando o Dropbox como seu serviço de armazenamento remoto para backups

O link o levará ao site do Dropbox, onde será solicitado que você faça login usando seu e-mail e senha do Dropbox.

Após o login, você será perguntado se deseja permitir que o UpdraftPlus acesse sua conta do Dropbox.

Permitir que o UpdraftPlus acesse o Dropbox

UpdraftPlus só terá permissão para acessar sua própria pasta na pasta ‘Apps »UpdraftPlus”. Clique no botão ‘Permitir’ para continuar.

Você será redirecionado para o site UpdraftPlus, onde precisa clicar no botão ‘Configuração Completa’ para finalizar a configuração.

Configuração completa

Agora você será levado de volta ao seu site WordPress e verá a página de configurações do UpdraftPlus novamente. Role para baixo até a parte inferior da página e clique no botão Salvar alterações.

Agora você configurou uma programação de backup e um local remoto para armazenar seus backups.

Criação de backups manuais do WordPress com UpdraftPlus

UpdraftPlus pode criar backups automaticamente com base na programação que você selecionou anteriormente. No entanto, você também pode criar backups manualmente a qualquer momento que desejar.

Primeiro você precisa visitar Configurações »Backups UpdraftPlus e clicar no botão ‘Backup Agora’.

Criação de um backup manual com UpdraftPlus

Isso abrirá um pop-up com opções para selecionar arquivos / backup de banco de dados e se você deseja enviar o backup para armazenamento remoto. (veja quais arquivos WordPress você deve fazer backup? )

Backup manual

Clique no botão ‘Backup Now’ para continuar.

UpdraftPlus agora começará a criar backup de seus arquivos e banco de dados. Você poderá ver o progresso na página de configurações.

Progresso do Backup

O processo pode demorar um pouco dependendo do tamanho do seu site.

UpdraftPlus também começará a enviar seus arquivos de backup para o local remoto.

Restaurando seu backup do WordPress com UpdraftPlus

Criar backups é fácil, mas a parte realmente útil dos backups é a capacidade de restaurá-los com a mesma facilidade.

O UpdraftPlus facilita a restauração de seu site WordPress a partir de um backup.

Se o seu site WordPress foi hackeado ou você deseja começar do zero, primeiro você precisará excluir tudo e instalar o WordPress novamente.

Em seguida, você precisará instalar e ativar o plug-in UpdraftPlus novamente em seu novo site WordPress.

Após a ativação, você precisa visitar a página Configurações »Backups do UpdraftPlus e clicar no botão Restaurar.

Isso o levará para a página de backups. O UpdraftPlus examinará seu servidor para ver se pode encontrar um backup existente em / wp-content / updraft / pasta em seu site.

No entanto, como você excluiu tudo do seu site, não será possível encontrar os arquivos de backup.

Se você salvou os arquivos de backup em seu computador, pode clicar no link ‘Carregar arquivos de backup’ para carregá-los e restaurá-los manualmente.

Carregar arquivos de backup manualmente

Você também pode conectar o UpdraftPlus a um local remoto (Dropbox, Google Drive, etc). Desta forma, o UpdraftPlus será capaz de escanear locais remotos e usar seus backups armazenados anteriormente.

Clique na guia Configurações e escolha o local remoto usado anteriormente para armazenar seus backups.

Reconecte o local de armazenamento remoto

Siga as instruções para autenticar seu site com o serviço de armazenamento remoto.

Não se esqueça de clicar no botão ‘Salvar alterações’ na parte inferior da página para restaurar suas configurações.

Agora você pode voltar para a guia ‘Backups existentes’ e clicar no link ‘Verificar novamente o local remoto’.

Backups remotos

UpdraftPlus agora procurará backups no local de armazenamento remoto e os exibirá abaixo.

Agora você pode clicar no botão restaurar ao lado de um backup.

UpdraftPlus agora perguntará o que você gostaria de restaurar. Você precisa selecionar todas as opções e clicar no botão ‘Restaurar’.

Opções de restauração

UpdraftPlus agora irá buscar seus arquivos de backup do local remoto e começar a restaurar seu site a partir do backup.

Nossa revisão do UpdraftPlus

UpdraftPlus é um poderoso plugin de backup do WordPress e é uma ótima opção para usuários DIY que desejam flexibilidade para escolher sua programação de backup e local de armazenamento remoto.

Como o UpdraftPlus é gratuito, é uma escolha popular entre os usuários. No entanto, você pode atualizar para UpdraftPlus Premium para acessar complementos premium, como Migrador de site, Updraft Vault, suporte prioritário e mais opções. A opção premium custa $ 70 por ano.

No entanto, como a maioria dos plug-ins de backup do WordPress, o UpdraftPlus não tem a capacidade de fazer backups em tempo real do seu site.

Se você deseja backups em tempo real, armazenamento ilimitado e não quer pagar um serviço de armazenamento de terceiros como o Dropbox, recomendamos usar o VaultPress . Isso é o que usamos no WPBeginner.

A desvantagem do VaultPress é o custo. O plano de backup em tempo real para um site custa US $ 165 por ano, o que é mais do que o dobro do UpdraftPlus premium, que dá acesso a dois sites e, obviamente, uma não comparação com a versão gratuita.

Pensamentos finais

Os backups permitem que você recupere seu site em uma emergência. No entanto, eles não podem proteger seu site contra ameaças de segurança comuns, como hacking, malware, injeção de código, etc.

No WPBeginner, usamos a Sucuri para proteger nosso site (veja como a Sucuri nos ajudou a bloquear 450.000 ataques de WordPress ).

Você precisa se certificar de que seu site WordPress é seguro. Siga as instruções em nosso guia de segurança WordPress definitivo para fortalecer sua segurança WordPress.

Isso é tudo, esperamos que este artigo tenha ajudado você a fazer backup e restaurar sites WordPress com UpdraftPlus.


Leave a Comment