Como escolher um nicho de blog? (Maneira correta em 2021)

 

Como escolher um nicho de blog? (Maneira correta em 2021)

Este é de longe o artigo mais importante que você lerá antes de iniciar um blog . OO conhecimento do nicho do  blog  definirá seu sucesso futuro ou a falta desse conhecimento, pode levar ao fracasso.

Existem inúmeras pessoas que começaram um blog e pararam antes de descobrir a glória a que estavam destinados. 

O que achei mais interessante aqui é que a maioria deles ecoou a mesma voz:

  • Eu parei porque não conseguia direcionar o tráfego do blog
  • Desisti porque não consegui ganhar dinheiro
  • Eu não tive sucesso
  • Eu não tive sorte

Para mim, é desanimador ouvir isso, pois sei que o problema não é o trabalho árduo desses desistentes, mas a falta de compreensão de blogs lucrativos e, especialmente, a compreensão zero do nicho do blog. 

Agora, hoje eu desvendar os segredos da seleção de nicho, que se tornará sua base para criar um negócio lucrativo de  blogging . 

Esta é uma longa leitura e você também deve marcar este guia para referências futuras. Pegue uma caneca cheia de café ou chá verde e feche todas as distrações.

Leia cada palavra com a intenção clara de aprender algo novo, e você não apenas terá sucesso com seu próximo blog, mas também evitará cometer erros de seleção de nicho, o que torna muitos blogueiros malsucedidos.

Conteúdo da página


Qual é o nicho do blog? 

De acordo com o dicionário

Denotando ou relacionando-se a produtos, serviços ou interesses que atraem uma pequena parte especializada da população.


A maneira mais comum de pensar em um nicho de blog é:

  • Qual é o tópico do seu blog?
  • Sobre o que é o seu blog?

O maior erro na seleção de nicho?


Existem alguns erros que muitos iniciantes cometem quando se trata de seleção de nicho. Deixe-me escrever alguns deles.


1. Entrando em um nicho genérico:

Um nicho genérico é um nicho amplo, que geralmente é de alta competição e muito amplo. Por exemplo, nicho de saúde, nicho de tecnologia, nicho de moda. 
A melhor maneira de analisá-lo é  focalizando um nicho estreito especializado dentro de um nicho amplo .

Isso por si só já garantiria que seu blog se tornasse um sucesso em termos de popularidade, tráfego e dinheiro.

Além disso, você se torna um especialista especializado, pois passaria muito tempo pesquisando, aprendendo e escrevendo sobre um tópico específico.

Leia: Vs nicho de tópico único. nicho multi-tópico: o que é melhor e por quê?


2. Menos opções de monetização:

Muitos iniciantes entram em blogs focando apenas no AdSense . Isso se deve principalmente à falta de informação, e esse não deve ser o único critério de seleção de nicho lucrativo.

Você precisa ampliar seu horizonte e focar em um nicho que oferece uma opção para mais oportunidades de monetização.

Isso pode ser na forma de (mas não limitado a)

  • Anunciantes diretos
  • Programas afiliados
  • Cursos online
  • Merchandising

Leia meu guia sobre como ganhar dinheiro com blogs . Isso o ajudaria a saber mais sobre as opções de monetização de blogs.

3. Sem pesquisa, o fracasso acontece:

Se sua meta é fazer um negócio sustentável (fluxo de renda) com seu esforço de blog, você precisa gastar tempo pesquisando e usando dados para escolher um nicho.

Isso pode levar de 2 a 3 dias para que você possa  iniciar seu blog . No entanto, este exercício por si só o ajudaria a validar sua ideia, e sua decisão não se baseia apenas em paixão e sentimentos viscerais. 

Pelo contrário, a intuição não é uma coisa ruim, contanto que você seja bem nutrido com as informações certas, antes de lançar seu blog.


4. Aderindo a um nicho errado:

“Está tudo bem, farei com que seja um sucesso”,  esse tipo de pensamento costuma levar à frustração em um futuro próximo e, em última análise, faria com que você parasse de trabalhar no seu blog.

Freqüentemente, quando você percebe que está trabalhando no nicho errado, tem a opção de iniciar um novo site (em um novo nicho) e, em seguida, fazê-lo funcionar para você. Na verdade, seu segundo blog pode ser um sucesso, pois você utilizará seu conhecimento do antigo blog para um novo. 

Em meus 12 anos de carreira como blogueira, cada novo blog se tornou um sucesso mais rápido do que o anterior. Portanto, não tenha medo de deixar seu antigo nicho e começar um novo quando perceber que o antigo está saturado demais ou quando você não tiver mais interesse nele.

Aceite todos esses conselhos com cautela e pondere sobre eles, antes de tomar qualquer decisão sobre mudar seu nicho. Se você faz parte da ShoutUniversity, pode sempre me perguntar sobre o seu nicho. 

5. Não começando devido à falta de nicho:

A seleção de nicho é definitivamente a etapa # 1 para se tornar bem-sucedido com um blog lucrativo, mas você não deve ficar preso neste estágio por muito tempo. Existem muitos outros desafios à sua espera, e você deve concluir todo o processo de seleção de nicho em uma semana. 

Mesmo que isso signifique que você selecionou o nicho errado, você sempre pode corrigir o curso mais tarde. A chave aqui é não ficar preso no processo de seleção de nicho.


Passando para os benefícios …

Quais são os benefícios da seleção de nicho


1. Mais tráfego – Google Love:


Já que você terá a ajuda de dados para escolher o nicho, a probabilidade de você construir um blog de alto tráfego seria maior. Além disso, como você está trabalhando em um nicho focado no laser, é mais provável que seja recompensado pelo Google em termos de tráfego orgânico. 


2. Mais usuários leais:


Estar no nicho certo também permite que você atraia usuários com interesses semelhantes. Como seu blog será sobre um tópico, estar no nicho certo também permite que você atraia usuários com interesses semelhantes.

Como seu blog será sobre um tópico, é mais provável que seus leitores continuem por aí.


Você notaria que tem menos taxa de rejeição, alta média página na hora certa e sua comunidade se expandiria. Todo esse processo pode ser lento no início, mas eventualmente um dia tudo mudaria. 


3. Você pode se tornar um especialista: 

Aprender é um processo lento, mas como você gasta tempo regular diariamente aprendendo sobre um assunto, eventualmente você acabaria sendo o melhor 1% -5% naquele campo específico. A melhor parte é que você nem perceberia como adquiriu esse tipo de conhecimento, pois sua fome de aprender mais nunca vai acabar. Essa diferença é notada principalmente por outras pessoas ou por você quando compara seus escritos recentes com os antigos. 

4. O marketing se torna mais fácil: 


Esse motivo por si só deve obrigá-lo a gastar uma quantidade significativa de tempo selecionando um nicho. Quando você tem um blog focado, seus esforços de marketing se tornam um pouco mais fáceis do que um blog desfocado, e você veria melhores resultados com menos esforços. 


5. Mais Mullah 💸:

Assim que seu blog começar a ganhar força, você será abordado por anunciantes. Este estágio de sua carreira seria uma virada de jogo, pois sua seleção de nicho inicial o ajudará a ganhar mais dinheiro em comparação com seus colegas. 


Devido ao nicho focado no laser, os anúncios deveriam estar obtendo um alto CTR do público hiper-direcionado, isso seria mullah máximo. Em um nicho em que trabalhei, ele arrecadou mais de $ 12.000 em um único dia porque eu estava em um nicho focado. Agora, você pode ou não repetir o mesmo resultado que o meu, mas será definitivamente melhor do que começar um blog sem seleção de nicho. 

Nicho genérico vs. Nicho focado em laser (Micro nicho)

  • Freelancer vs freelancer para escritores
  • Blog de tecnologia vs blog de tecnologia para usuário da Apple
  • Blog de estilo de vida de moda vs moda e estilo de vida para universitários
  • SEO vs Backlink Building


5 princípios para escolher um nicho para o seu blog:

5 princípios para escolher um nicho para o seu blog


1. Seu interesse também conhecido como paixão 

Use sua experiência anterior, hobbies e aprendizados, interesses atuais, leituras e aprendizados e suas realizações de vida como base para escolher um nicho. Por exemplo, se você perdeu peso, pode pensar em criar um blog de saúde ou, se se tornou financeiramente livre, pode começar um blog de finanças.
Lembre-se sempre: aprende-se melhor ensinando!

A maneira como faço isso é criando uma lista de assuntos pelos quais sou apaixonado e, em seguida, passando por outros filtros, conforme listado abaixo.

Isso garante que o nicho que você escolherá não seja apenas algo pelo qual você seja apaixonado, mas também lucrativo no longo prazo.


2. Nicho de baixa competição significa vitória fácil:

A competição é outro fator que você deve considerar antes de se concentrar em um nicho. Você deve evitar um nicho altamente competitivo, pois muitos outros webmasters estão criando um site no mesmo nicho.

Você deve se lembrar disso como o princípio mais importante para uma seleção de nicho bem-sucedida. Seu objetivo deve ser escolher um nicho que não seja muito competitivo e que não tenha muitos usuários procurando por ele. Ao mesmo tempo, tem potencial para crescer ao longo do tempo (veja as tendências na seleção de nicho) para ter uma compreensão clara disso.

3. Sua área de especialização:

Bem, paixão é uma bússola para encontrar um grande nicho, você não deve desconsiderar sua experiência existente quando se trata de seleção de nicho. Especialmente, como muitos sites dependem da pesquisa do Google para direcionar o tráfego, a experiência é um critério que você deve considerar.

Há alguns anos, o Google deixou claro que analisa a experiência do autor para classificar um site. Uma classificação elevada significa que você será recompensado com mais tráfego orgânico, que por sua vez o ajudará a ter sucesso em seu esforço de blog.

Na verdade, o Google deu um passo à frente e começou a desclassificar sites onde a experiência não é clara, especialmente em certos nichos como saúde, finanças e qualquer coisa relacionada com questões financeiras.

Nichos genéricos como moda e tecnologia estão bem agora, mas não podemos ter certeza de que permanecerão os mesmos em um futuro próximo. Suas qualificações, sua designação oficial (Exemplo: Engenheiro, Doutor, Grau de Administração), devem ser consideradas ao escolher um nicho.

Se você não tem um desses, evite entrar em um nicho onde a qualificação é importante. Há uma solução alternativa relacionada a essa situação, mas não é tão direta quanto parece. Portanto, junto com a paixão, considere um nicho onde você possa destacar sua própria experiência ou contratar escritores especializados. Uma solução alternativa para isso é fazer com que um especialista analise seu conteúdo (por exemplo, o nicho de saúde pode trabalhar com um médico para revisar o conteúdo).


4. Relevância do tópico no futuro

Então você identificou alguns nichos para você, mas e o futuro desses nichos?

Verificar a tendência e garantir que ela tenha aumentado ao longo do tempo garante que você permaneça relevante no futuro.

Há exceções quando você está trabalhando em um micro-nicho e seu horizonte de tempo para esse blog não é mais do que 1-2 anos. Uma boa ferramenta gratuita para verificar a tendência de um tópico é usar as tendências do Google.

Veja como você pode usar as tendências do Google.

  • Cabeça sobre a Trends.google.com
  • Insira o seu tópico de nicho
  • Selecione o país de destino (Ex: Mundial, Índia, Estados Unidos, Austrália)
  • Selecione o intervalo do ano (Ex: 5 anos)

E o Google mostraria como o interesse dos usuários aumentou ou diminuiu em torno desse tópico.


Seu nicho é monetizável

5. Seu nicho é monetizável?

Este é outro fator importante que você deve considerar ao finalizar um nicho para a construção de um blog lucrativo. Não é incomum encontrar blogueiros iniciantes criando um blog sobre coisas pelas quais são apaixonados, mas lutam para monetizar isso.

A razão é que existem muitos nichos de alto tráfego, que são difíceis de monetizar. A razão é que não há anunciantes suficientes, que gostariam de anunciar nesses nichos.

O Google AdSense  ou Media.net é certamente a forma mais comum de monetizar qualquer nicho, mas como eu compartilhei em meu  webinar sobre como ganhar dinheiro com blogs, existem níveis mais altos de monetização que geram mais receita.

Existem algumas maneiras de avaliar as oportunidades de monetização e uma delas é analisando os sites semelhantes nesse nicho. Essa estratégia também é conhecida como análise do concorrente.

Analise outros blogs em um nicho semelhante (amplo ou restrito) e veja como eles estão monetizando seu blog. 

Algumas coisas para prestar atenção:

  • Eles estão usando apenas redes de anúncios contextuais como o AdSense para monetizar?
  • Eles estão exibindo algum anúncio direto? Se sim, quais são as marcas?
  • Os links de afiliados deles estão no site?
  • Eles estão vendendo algum produto (cursos, eBooks, merchandising) ?
  • Eles estão oferecendo consultoria?

Esse tipo de estudo lhe dará uma vantagem inicial e também ocioso para o plano de negócios do seu  blog .

Palavras finais para uma seleção de nicho bem-sucedida:

Antes de passar para as perguntas frequentes relacionadas à seleção de nicho, quero que você saiba uma coisa:

Embora este guia deva ser usado como um princípio orientador para o seu processo de seleção de nicho, ele não deve ser o único. Freqüentemente, há pessoas discrepantes que pensam impensável, e você deve manter isso em mente.

No entanto, alguns princípios, como o uso de dados para validar sua ideia de seleção de nicho , garantem que você não cometa erros de seleção de nicho como muitos outros.

Este guia tem como objetivo ajudá-lo a aprender os truques que os profissionais usam para a seleção de nicho. No mundo real, você acabaria pagando centenas, senão milhares de dólares para aprender toda essa sabedoria. Hoje você está aprendendo isso de graça, no entanto, todo esse conhecimento seria inútil, se você pular até mesmo um único princípio do processo de seleção de nicho.

Se você já tem um blog em um nicho específico, pode usar este guia para dar uma nova direção a ele. Dessa forma, você não apenas torna o seu futuro à prova de sucesso, mas também não vai acabar como muitos blogueiros que desistem do blog por causa da seleção errada do nicho.

P. Não sou especialista em nada, como posso começar um blog em qualquer nicho?

R. Bem, a melhor maneira de aprender qualquer coisa é ensinando. Contanto que você aplique esses princípios para encontrar um bom nicho e comece a escrever sobre ele, você começará a se tornar melhor.

Conforme você avança em sua jornada como aluno, pode voltar a editar artigos antigos, o que é completamente natural. No geral, você não precisa ser um especialista para começar um blog em qualquer nicho, você se torna um especialista aprendendo e escrevendo. Na verdade, quando você aprende a escrever, acaba pesquisando e aprendendo melhor, pois escrever exige mais preparação. Mesmo que os primeiros meses sejam lentos para você, no longo prazo você terá um impacto melhor.


Leave a Comment