Como abrir uma loja online em 2021 (passo a passo)

 

Como abrir uma loja online em 2021 (passo a passo)

Você quer começar sua própria loja online? Sabemos que construir uma loja online pode ser uma ideia aterrorizante, especialmente quando você não é um técnico.

 

Bem, você não está sozinho. Depois de ajudar centenas de usuários a iniciar sua loja online, decidimos criar o guia mais completo sobre como construir sua loja online com WordPress (passo a passo)

 

Comece facilmente uma loja online

O que você precisa para abrir uma loja online?

Nunca houve um momento melhor para começar um negócio online do que hoje.

 

Qualquer pessoa com um computador pode começar em questão de minutos e sem adquirir nenhuma habilidade especial.

 

As três coisas que você precisa para abrir uma loja online são:

 

Uma ideia de nome de domínio (será o nome comercial da sua loja online, ou seja, wpbeginner.com)

Uma conta de hospedagem na web (é onde seu site fica na Internet)

Sua atenção total por 30 minutos.

Sim, é realmente tão simples.

 

Você pode configurar sua própria loja online com o WordPress em menos de 30 minutos e nós o orientamos em cada etapa do processo.

 

Neste tutorial, vamos cobrir:

 

Como registrar um nome de domínio gratuitamente

Como escolher a melhor hospedagem WooCommerce

Como obter um certificado SSL gratuitamente (necessário para aceitar pagamentos)

Como instalar o WordPress

Como criar uma loja WooCommerce

Como adicionar produtos em sua loja online

Como selecionar e personalizar seu tema

Como estender sua loja online com plug-ins

Aprender a aprender WordPress e expandir seus negócios

Preparar? Vamos começar.

 

Vídeo tutorial

 

Inscreva-se no WPBeginner

Se você não gostar do vídeo ou precisar de mais instruções, continue lendo.

 

Etapa 1: Configurando sua plataforma de loja online

O maior erro que a maioria dos usuários comete é não escolher a plataforma certa para sua loja online.

 

Felizmente você está aqui, então não comete esse erro.

 

Existem duas plataformas populares de comércio eletrônico que recomendamos: Shopify ou WordPress + WooCommerce.

 

O Shopify é uma solução de comércio eletrônico totalmente hospedada que começa em US $29 / mês (pago mensalmente ou anualmente à vista para ganhar um desconto). É uma solução descomplicada em que você apenas faz o login e começa a vender. A desvantagem do Shopify é que ele fica muito caro e suas opções de pagamento são limitadas, a menos que você pague taxas adicionais.

 

É por isso que a maioria dos usuários escolhe WordPress + WooCommerce por causa da flexibilidade que ele oferece. Requer alguma configuração, mas vale a pena fazer isso a longo prazo. WordPress é o construtor de sites mais popular e WooCommerce é a maior plataforma de comércio eletrônico do mundo (consulte: Comparação entre Shopify e WooCommerce ).

 

Neste tutorial, vamos orientá-lo sobre como configurar uma loja online no WordPress usando o WooCommerce.

 

Para configurar sua loja de comércio eletrônico, você precisa de um nome de domínio, hospedagem na web e um certificado SSL .

 

Um nome de domínio é o endereço do seu site na Internet. É o que os usuários digitam em seus navegadores para acessar seu site (por exemplo: google.com ou wpbeginner.com).

 

A hospedagem na Web é onde seu site de comércio eletrônico fica na Internet. É a casa do seu site na internet. Todo site na Internet precisa de hospedagem na web.

 

O certificado SSL adiciona uma camada de segurança especial ao seu site, para que você possa aceitar informações confidenciais, como números de cartão de crédito e outras informações pessoais. Isso é necessário para que você aceite pagamentos com cartão de crédito em seu site de comércio eletrônico.

 

Normalmente, um nome de domínio custa cerca de US $14,99 / ano, hospedagem na web custa cerca de US $7,99 / mês e o certificado SSL custa cerca de US $69,99 / ano.

 

Isso é muito custo inicial.

 

Felizmente, Bluehost , um WordPress oficial e WooCommerce recomendado provedor de hospedagem, concordou em oferecer aos nossos usuários um nome de domínio livre , certificado SSL livre , e um desconto em hospedagem na web.

 

Basicamente, você pode começar por US $2,75 / mês.

 

→ Clique aqui para reivindicar esta oferta exclusiva da Bluehost ←

 

A Bluehost é uma das mais antigas empresas de hospedagem na web, iniciada em 1996 (antes do Google). Eles também são a maior marca quando se trata de hospedagem WordPress porque hospedam milhões de sites.

 

NOTA: No WPBeginner, acreditamos na transparência. Se você se inscrever na Bluehost usando nosso link de indicação, ganhamos uma pequena comissão sem nenhum custo extra para você (na verdade, você economiza dinheiro e obterá um domínio grátis). Receberíamos essa comissão por recomendar praticamente qualquer empresa de hospedagem WordPress , mas apenas recomendamos produtos que usamos pessoalmente e que acreditamos que agreguem valor aos nossos leitores.

 

Vamos comprar seu domínio + hospedagem + SSL.

 

Abra o Bluehost em uma nova janela usando este link e siga em frente.

 

A primeira coisa que você precisa fazer é clicar no botão verde Get Started Now para começar.

 

Comece com Bluehost

 

Na próxima tela, selecione o plano que você precisa (Basic e Plus são os mais populares).

 

Escolha um plano de hospedagem

 

Depois disso, você será solicitado a inserir o nome de domínio do seu site.

 

Escolha o nome do domínio

 

Por último, você precisará adicionar as informações da sua conta e finalizar as informações do pacote para concluir o processo. Nesta tela, você verá extras opcionais que você pode comprar.

 

Depende inteiramente de você comprar ou não, mas geralmente não recomendamos comprá-los. Você sempre pode adicioná-los mais tarde, se decidir que precisa deles.

 

Desmarque addons de hospedagem

 

Depois de concluído, você receberá um e-mail com detalhes sobre como fazer o login no painel de controle de sua hospedagem na web (cPanel). É aqui que você gerencia tudo, desde suporte, e-mails, entre outras coisas.

 

Assim que estiver conectado ao cPanel, você notará que o Bluehost já instalou o WordPress para você e você pode simplesmente clicar no botão ‘Entrar no WordPress’.

 

Faça login no WordPress

Você só precisa clicar no botão ‘Login no WordPress’ e ele o levará ao painel do seu site WordPress. É mais ou menos assim:

 

Painel WordPress

 

Parabéns, você concluiu a configuração da parte de hospedagem e domínio.

 

A próxima etapa é configurar o WordPress e sua loja online.

 

Etapa 2. Configurando o WordPress

Após o seu primeiro login no seu site WordPress, a Bluehost pode oferecer ajuda na configuração do seu site.

 

Vá em frente e clique no link ‘Não preciso de ajuda’. Não se preocupe, nós o orientamos em todas as etapas necessárias.

 

Vamos configurar seu site WordPress.

 

Primeiro, você precisa visitar a página Configurações »Geral para configurar o título e a descrição do seu site WordPress.

 

Título e descrição da loja online WordPress

 

Você pode usar o nome da sua loja como o título do site e fornecer uma descrição atraente para o seu negócio. A parte da descrição é opcional, então não se preocupe se você não puder vir com algo imediatamente.

 

Configurando HTTPS para usar SSL

Seu pacote de hospedagem WordPress veio com um certificado SSL grátis. Este certificado está pré-instalado para o seu nome de domínio. No entanto, seu site WordPress precisa ser configurado, para que carregue como https vs http.

 

Na página Configurações Gerais , você precisa alterar o endereço do WordPress e o endereço do site para usar https em vez de http.

 

Use HTTPs para o endereço da sua loja WordPress

 

Não se esqueça de rolar até o final da página e clicar no botão ‘Salvar alterações’ para armazenar suas configurações.

 

Sua configuração básica do WordPress está concluída. Agora é hora de configurar sua loja online.

 

Etapa 3. Configurando sua loja WooCommerce

WooCommerce é o melhor construtor de lojas online do mercado. Ele foi desenvolvido com base no WordPress, o que dá a flexibilidade do WordPress com liberdade para vender qualquer tipo de produto que você quiser.

 

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plugin WooCommerce . Para obter mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin do WordPress .

 

Basta ir para a página Plugins »Adicionar nova e pesquisar por WooCommerce. Nos resultados da pesquisa, clique no botão Instalar agora ao lado da lista WooCommerce.

 

Instalando WooCommerce 

 

O WordPress agora irá buscar e instalar o plugin WooCommerce para você. Aguarde o término do download do plugin e clique no botão ‘Ativar’ para continuar.

 

Ative WooCommerce

 

Após a ativação, o WooCommerce iniciará o assistente de configuração e você verá a tela Bem-vindo ao WooCommerce. Este assistente de configuração orientará você nas configurações importantes do WooCommerce.

 

WooCommerce wizard

 

Primeiro, você precisa fornecer informações básicas para sua loja online, como endereço, país e região. Se você for um varejista, poderá adicionar suas informações de localização de varejo como o endereço.

 

Depois disso, clique no botão Continuar para avançar para a próxima etapa.

 

Em seguida, você será solicitado a escolher um setor de loja. Você pode escolher um setor mais próximo ao tipo de loja que deseja fazer.

 

Escolha a indústria da loja

 

Clique no botão continuar para seguir em frente.

 

Depois disso, você deverá escolher os tipos de produtos que venderá em sua loja. Por exemplo, se seus produtos precisam de envio, você pode escolher produtos físicos.

 

Escolha os tipos de produtos

 

Você também pode escolher vários tipos de produtos. Por exemplo, você pode escolher Produtos Físicos e Downloads também. Não se preocupe em vender diferentes tipos de produtos. Você pode selecionar o tipo de produto que está adicionando para cada produto.

 

Clique no botão Continuar.

 

Em seguida, você será solicitado a fornecer alguns detalhes comerciais, como quantos produtos pretende vender e se está vendendo em outro lugar. Você pode escolher que ainda não tenho produtos e selecionar ‘Não’ para a outra opção.

 

Forneça detalhes da empresa

 

Agora, você precisa mudar para a guia ‘Recursos gratuitos’. Você verá uma caixa pré-marcada para instalar recursos gratuitos para o seu site.

 

Desmarque recursos gratuitos

 

Você precisa desmarcar esta opção, pois ela instalará várias outras extensões WooCommerce que você pode não precisar. Se você precisar deles mais tarde, poderá sempre instalá-los por conta própria.

 

Clique no botão Continuar para a próxima etapa.

 

Em seguida, você será solicitado a escolher um tema para sua loja online. Você pode continuar com seu tema padrão atual, escolher Loja ou qualquer uma das opções gratuitas listadas na página.

 

Escolha o tema

 

Não se preocupe em escolher o tema perfeito imediatamente. Mostraremos como escolher o melhor tema para sua loja online posteriormente neste artigo.

 

Isso é tudo, você concluiu com êxito a configuração básica do WooCommerce.

 

Etapa 4. Configurando pagamentos para sua loja online

Em seguida, você precisa configurar métodos de pagamento para aceitar pagamentos online em sua loja. O WooCommerce oferece vários gateways de pagamento que você pode configurar facilmente.

 

Basta ir para a página WooCommerce »Configurações e alternar para a guia ‘Pagamentos’. Por padrão, você pode escolher entre PayPal, Standard, Pagamento na Entrega, Cheques e Transferências Bancárias.

 

Configurações de pagamento

 

Role abaixo e você também verá a opção de instalar Stripe, PayPal, Checkout e Commerce Payments. Recomendamos escolher Stripe e PayPal Standard como opções de pagamento.

 

Instale o Stripe para sua loja online

 

Para cada gateway de pagamento, você pode clicar no botão Configurar e fornecer as informações necessárias. Por exemplo, você pode habilitar o Stripe e inserir suas chaves API (você pode encontrar essas informações em sua conta Stripe).

 

Configurações de stripe

 

Não se esqueça de clicar no botão Salvar alterações para armazenar suas configurações de pagamento.

 

Etapa 5. Adicionando produtos à sua loja online

Vamos começar adicionando o primeiro produto à sua loja online.

 

Você precisa visitar a página Produtos »Adicionar Novo para adicionar um novo produto.

 

Adicionar novo produto

 

Primeiro, forneça um título para o seu produto e, em seguida, uma descrição detalhada.

 

Na coluna da direita, você verá a caixa ‘Categorias de produtos’. Clique em ‘+ Adicionar nova categoria de produto’ para criar uma categoria para este produto. Isso permite que você e seus clientes classifiquem e procurem produtos facilmente.

 

Adicionar categoria de produto

 

Role um pouco para baixo e você notará a caixa de dados do produto. É aqui que você fornecerá informações relacionadas ao produto, como preços, estoque, envio, etc.

 

Adicionar dados do produto

 

Abaixo da caixa de dados do produto, você verá uma caixa para adicionar uma breve descrição do produto. Essas descrições de produto serão usadas quando os usuários estiverem visualizando vários produtos em uma página.

 

Breve descrição do produto

 

Por último, na coluna da direita, você verá caixas para adicionar uma imagem principal do produto e uma galeria de produtos.

 

Imagens de produtos

 

Quando estiver satisfeito com todas as informações do produto que adicionou, você pode clicar no botão Publicar para torná-lo ativo em seu site.

 

Repita o processo para adicionar mais produtos conforme necessário.

 

Etapa 6. Selecione e personalize o tema do WordPress

Os temas controlam a aparência de seus sites WordPress para os usuários quando eles os visitam. Para uma loja WooCommerce, eles também controlam como seus produtos são exibidos.

 

Existem milhares de temas WordPress pagos e gratuitos disponíveis que o ajudam a criar uma presença online impressionante.

 

No entanto, nem todos os temas do WordPress são projetados especificamente para lojas de comércio eletrônico. Selecionamos alguns dos melhores temas do WooCommerce para você escolher.

 

Se precisar de ajuda para selecionar um tema, consulte nosso guia sobre 9 coisas que você deve considerar ao selecionar um tema WordPress perfeito .

 

Depois de instalar um tema WooCommerce, você pode personalizar sua aparência de acordo com seus próprios requisitos.

 

Basta acessar a página Aparência »Personalizar . Isso iniciará o personalizador de tema, onde você pode alterar as configurações de tema diferentes.

 

Personalizando seu tema WordPress

 

A maioria dos temas WooCommerce modernos vêm com diferentes opções de personalização e funcionam bem com dispositivos desktop e móveis.

 

Etapa 7. Amplie sua loja online com plug-ins

Agora que sua loja está quase pronta, você pode adicionar mais recursos para criar uma loja online de sucesso. Por exemplo, você pode adicionar um formulário de suporte ao cliente ou promover seu novo negócio nas redes sociais para fazer sua primeira venda.

 

É aqui que entram os plug-ins.

 

Tanto o WooCommerce quanto o WordPress permitem que você adicione facilmente novos recursos ao seu site usando plugins ou extensões.

 

Os plug-ins são como aplicativos para o seu site WordPress. Existem milhares deles que você pode usar, tanto gratuitos quanto premium. O diretório de plug-ins do WordPress.org sozinho tem mais de 58.000 plugins.

 

No entanto, essa abundância de opções também torna difícil para os iniciantes escolherem os plugins corretos. Como você sabe qual plugin escolher?

 

Aqui estão algumas das nossas principais opções para plugins essenciais que todas as lojas online devem instalar.

 

1. OptinMonster

 

OptinMonster

 

O OptinMonster ajuda você a converter facilmente os visitantes do site em clientes pagantes. Ele vem com ferramentas como pop-ups de lightbox , banners fixos de cabeçalho e rodapé, cronômetros de contagem regressiva, gire para ganhar e muito mais.

 

Todos eles ajudam a melhorar as conversões, impulsionar as vendas, aumentar sua lista de e-mails e reduzir o abandono do carrinho de compras .

 

2. WPForms

 

WPForms

 

WPForms é o melhor plugin de criação de formulários para WordPress . Ele permite que você crie facilmente qualquer tipo de formulário para sua loja, incluindo formulários de contato, pesquisas , formulários de login, formulário de pedido de cartões-presente e muito mais.

 

Possui um construtor de formulários intuitivo de arrastar e soltar que permite apenas apontar e clicar para criar formulários. Consulte nosso guia sobre como criar facilmente um formulário de contato no WordPress para obter instruções detalhadas.

 

3. Afiliado fácil

 

Afiliado Fácil

 

O Easy Affiliate ajuda você a adicionar facilmente um programa de afiliados à sua loja online. Isso permite que você faça parceria com comerciantes afiliados para promover seus produtos por uma comissão.

 

Ele vem com um poderoso rastreamento de afiliados, sem taxas de transação, detecção de fraude, pagamentos de 1 clique e um painel de afiliados para seus parceiros. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia sobre como criar um programa de referência para sua loja online.

 

4. Cupons avançados

 

Coupons Avançados

 

Advanced Coupons é o melhor plugin de código de cupom para WooCommerce . Ele permite que você estenda a funcionalidade de cupom WooCommerce padrão e crie cupons altamente eficazes para expandir seus negócios.

 

Com os cupons avançados, você pode criar programas de fidelidade, cupons programados, ofertas Compre 1 e leve 1, cupons de remessa e muito mais. Para obter mais detalhes, consulte nosso guia sobre como criar cupons inteligentes para sua loja de comércio eletrônico.

 

5. SeedProd

 

Site SeedProd

 

SeedPod é o melhor plugin construtor de páginas para WordPress e WooCommerce. Ele permite que você crie facilmente páginas de destino personalizadas para sua loja online.

 

Ele vem com modelos prontos para uso, projetados para conversões e vendas. Também inclui blocos WooCommerce que você pode simplesmente arrastar e soltar para criar páginas de produtos personalizadas, página inicial personalizada, página de checkout , página de agradecimento e muito mais. Além disso, você pode conectá-lo ao seu serviço de marketing por email para aumentar sua lista de emails.

 

6. PushEngage

PushEngage – Software de notificação push

PushEngage é o melhor software de notificação push para WordPress e WooCommerce. Ele permite que você envie notificações push da web facilmente para os visitantes do seu site em seus computadores e telefones celulares.

 

Com o Push Engage, você pode enviar mensagens personalizadas ao seu público-alvo, como anúncios de novos produtos, lembretes de carrinho abandonado, notificações de estoque, mensagens de boas-vindas e muito mais.

 

7. Tudo em um SEO para WordPress

 

Tudo em um SEO para WordPress

 

All in One SEO para WordPress é o melhor plugin de SEO para WooCommerce . Ele permite que você otimize facilmente sua loja online para SEO sem qualquer habilidade de otimização de mecanismo de pesquisa.

 

Ele vem com suporte completo de comércio eletrônico, marcação de esquema , mapas de sites, breadcrumbs e muito mais. Isso ajuda você a trazer mais tráfego para sua loja online. Para obter detalhes, consulte nosso guia ECommerce SEO completo para iniciantes.

 

8. MonsterInsights

 

MonsterInsights

 

MonsterInsights é o melhor plugin do Google Analytics para WordPress. Isso ajuda você a ver de onde seus clientes estão vindo e o que eles fazem em seu site.

 

MonsterInsights vem com acompanhamento WooCommerce para que você possa ver as conversões e os dados de vendas em seu site. Isso ajuda você a ajustar sua estratégia de marketing e expandir sua pequena empresa com decisões baseadas em dados.

 

Para obter mais recomendações de plug-ins, consulte nossa escolha especializada de plug-ins essenciais do WooCommerce para um negócio de comércio eletrônico.

 

Aprendendo WordPress para expandir seu negócio online

O WordPress é incrivelmente poderoso e flexível, mas às vezes pode ser difícil para iniciantes configurá-lo da maneira que desejam.

 

No WPBeginner, nosso principal objetivo é fornecer tutoriais WordPress úteis e de ponta que sejam fáceis de entender, mesmo para proprietários de sites WordPress não técnicos (veja mais sobre nós ).

 

WPBeginner é o maior site gratuito de recursos do WordPress para iniciantes. Oferecemos muitos recursos, incluindo:

WPBeginner Blog – O local central para todos os nossos tutoriais WordPress.

Vídeos WPBeginner – Novo no WordPress? Assista a esses 23 vídeos para dominar o WordPress.

Dicionário WPBeginner – Sua única parada para aprender os termos e linguagem comumente usados ​​do WordPress.

WPBeginner Engage Facebook Group – Obtenha suporte especializado gratuito no maior grupo WordPress no Facebook.

Você também pode se inscrever no canal do YouTube do WPBeginner, onde compartilhamos regularmente tutoriais em vídeo para ajudá-lo a aprender WordPress.

 

Também temos um guia para mostrar aos usuários como aproveitar ao máximo os recursos gratuitos do WPBeginner .

 

Muitos de nossos usuários digitam suas perguntas no Google e apenas adicionam wpbeginner no final. Isso mostra a eles artigos relacionados do WPBeginner.

 

Perguntas frequentes sobre como iniciar uma loja online

Muitos de nossos usuários nos procuram regularmente com perguntas sobre como iniciar seus próprios negócios com uma loja online. Tentamos responder a algumas das perguntas mais frequentes abaixo:

 

1. Onde encontro produtos para vender na minha loja?

 

Existem diferentes maneiras de os proprietários de lojas obterem produtos. Alguns vendem produtos como software, arte digital, música e outros produtos para download.

 

Outros adquirem produtos de fornecedores locais ou offshore usando mercados online como Alibaba e AliExpress. Se você não quiser lidar com seu próprio estoque ou frete, também pode começar uma loja de impressão sob demanda ou dropshipping .

 

Para obter mais detalhes, consulte nosso artigo sobre como escolher produtos para vender online .

 

2. Posso abrir uma loja online gratuitamente?

 

Algumas plataformas de comércio eletrônico oferecem testes gratuitos limitados, mas depois disso você terá que pagar. Embora o WooCommerce seja gratuito, você precisará de um nome de domínio e de uma conta de hospedagem na web para gerenciá-lo, o que custará dinheiro.

 

3. Quanto custa abrir uma loja online?

 

Depende do seu plano de negócios e orçamento. Você pode começar com o Bluehost por $2,75 por mês e contar com plugins e temas gratuitos para limitar seus custos. Recomendamos um modelo de negócios em que você começa pequeno e depois gasta dinheiro à medida que seu negócio cresce.

 

Para obter uma análise de custo detalhada, consulte nosso artigo sobre quanto custa para construir um site de comércio eletrônico .

 

Posso criar uma loja online sem enviar produtos?

 

Sim você pode. Por exemplo, você pode fazer uma loja online usando plugs de dropshipping , criar uma loja afiliada da Amazon ou fazer um mercado semelhante ao eBay . Você também pode usar a mesma loja online para vender produtos externos, bem como seus próprios produtos.

 

6. Como gerenciar os custos de envio e impostos da minha loja online?

 

Dependendo da sua região, pode ser necessário adicionar impostos sobre vendas, IVA ou outros impostos. O WooCommerce permite que você adicione impostos ativando-os na página WooCommerce »Configurações .

Ativando impostos no WooCommerce 

A partir daqui, você também pode alternar para a guia Frete e criar diferentes zonas de frete, adicionar taxas de frete, definir taxas de frete fixas e muito mais. 

Esperamos que este tutorial tenha ajudado você a aprender como construir uma loja online. Você também pode querer ver essas dicas acionáveis ​​para direcionar o tráfego para seu novo site WordPress ou ver nossa comparação do melhor software de chat ao vivo para pequenas empresas.

 

Leave a Comment